EDITORIALSAÚDE

Vacinação contra raiva animal para cães e gatos estará disponível até 22 de outubro

O dia D de vacinação contra a raiva animal aconteceu no sábado (22) em todo o estado da Paraíba. No entanto, quem perdeu a data, poderá levar seus animais para serem imunizados até o dia 22 de outubro.

Cães e gatos acima de três meses podem se vacinar independente se é gestante ou se está amamentando. A meta da campanha é imunizar, ao todo, 727.372 animais – sendo 528.935 cães e 198.437 gatos.

É necessária a conscientização da vacinação para o processo de eliminação da raiva humana transmitida por cães e gatos. A intenção, segundo Francisco, não é só proteger os animais, mas também proteger e promover a saúde da população, evitando que a raiva chegue nas pessoas.

A doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contraindicação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

Gostou? Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

Click PB

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar
Pular para a barra de ferramentas