CULTURAEDITORIAL

UBIRATAN DE ASSIS: UM AGITADOR CULTURAL

Ubiratan Pinheiro de Assis, o Bira, é advogado por formação, foi bancário e é ator por vocação e profissão. Nasceu em Cajazeiras, no dia 10 de novembro de 1953, filho de Paulo Assis e Clizelite Pinheiro Assis.

Foi aluno do Instituto Santa Terezinha, do Colégio Diocesano Padre Rolim e do Colégio Estadual. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Instituto Paraibano de Educação (IPÊ), em João Pessoa e é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.

Irrequieto e com forte espírito de liderança, assumiu postos de direção em inúmeros órgãos culturais e sindicais, a exemplo do Grupo de Teatro Amador de Cajazeiras; presidente da Federação Paraibana de Teatro Amador; presidente da Associação Universitária de Cajazeiras; presidente do Grupo de Teatro Bigorna, de João Pessoa; secretário da Confederação Nacional de Teatro Amador;diretor do Teatro Íracles Pires; diretor do Sindicato dos Bancários da Paraíba;um dos fundadores e Diretor de Cultura do Centro de Tradições de Cajazeiras(CTC); Diretor de Cultura da Associação Paraibana de Imprensa, dentre outras inúmeras direções e presidências de órgãos ligados ao teatro e a poesia.

Ator, diretor e escritor, iniciou a sua carreira artística em 1974, no Grutac e escreveu peças teatrais, dirigiu uma dezena delas e atuou em outras dezenas de espetáculos e ao longo de sua vida recebeu diversos prêmios, dentre eles: Melhor Ator (Fé Ré), no Festival de Inverno de Campina Grande (1975);Prêmio Nicolau Carlos Magno, auferido por Pascoal Carlos Magno (1975);Declamador do Ano (Associação Paraibana de Poesia- 1975); Melhor Diretor(Burgueses ou Meliantes) no Festival de Inverno de Campina Grande (1985);Melhor Espetáculo (POETEA), na IV Mostra de Esquetes D’ Artes – UFPB (1999).

Bira tem outras inúmeras premiações, mas a cidade de Cajazeiras foi premiada ao tê-lo como o “agitador/animador” da terra que se diz ser da“cultura”. Um cidadão despojado de vaidades e tem como símbolo maior de sua vida um imensurável amor e orgulho pela terra que lhe serviu de berço.

TV Sertão da Paraíba

Você pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp (83) 99166-4140 ou 99384-3824.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar
Pular para a barra de ferramentas