EDITORIALSAÚDE

Secretaria de Saúde de JP inicia campanha de prevenção ao suicídio

Falar sobre suicídio pode ser um tabu para muitos, mas, durante o mês de setembro, o tema ganha destaque como uma forma de alertar a população sobre essa realidade. Na manhã desta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu inicio à sua campanha do Setembro Amarelo.

A abertura oficial aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha do Bispo e contou com a presença de autoridades, como a promotora de Defesa da Saúde do Ministério Público da Paraíba, Jovana Tabosa, profissionais de saúde, estudantes da rede pública de ensino e comunidade em geral.

Na ocasião, houve uma roda de conversa sobre a temática liderada pelo médico de saúde da família e comunidade, André Sarce.

De acordo com Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta da SMS, quebrar o silêncio, como evidencia o tema da campanha, é torná-lo relevante dentro da realidade das unidades de saúde e na realidade de vida das pessoas, não só usuários, mas também profissionais.

“Trabalhar o Setembro Amarelo dentro das unidades de saúde e das comunidades é uma forma de alertar a todos para que ao menor sinal de uma depressão ou ideação suicida, é preciso buscar ajuda com especialistas e falar sobre o problema. Valorizar a vida é escutar o outro, respeitando a dor de cada um, sem menosprezá-la”, comenta a secretária.

“A saúde não tem matemática exata, é uma singularidade e esse mês é de alerta, mas a nossa intenção é que o tema permaneça nas rodas de conversas das USFs por outros meses além de setembro. Enquanto saúde e ser humano, nossa função e dever é ajudar o próximo”, concluiu Ana Giovana Medeiros.

Para a promotora da Saúde, Jovana Tabosa, falar sobre o suicídio quebra um tabu, é um ato muito complexo e que precisa ter muita sensibilidade para lidar.

“Trabalhar o tema e essa realidade nas comunidades é importante por que conseguimos identificar melhor pessoas com ideação suicida e a partir daí trabalhar com a pessoa, com a comunidade e também auxiliar a família sobre como lidar”, comenta Jovana Tabosa.

Esse ano, a campanha da SMS tem o tema ‘Vamos quebrar o silêncio’ e busca falar sobre, dialogar e acolher as pessoas. Ao longo do mês, cada distrito sanitário da rede municipal de Saúde terá um Dia D de atividades com uma programação que inclui rodas de conversa com usuários e profissionais, práticas integrativas e complementares, auriculoterapia e atendimento psicológico com direcionamento para os serviços de atenção especializada ou para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), quando necessário.

Além das ações que serão realizadas nos dias D de cada território, as unidades de saúde da família e os centros de atenção psicossocial (Caps) também desenvolverão atividades de promoção à campanha junto a seus usuários e profissionais.

Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Confira a programação do Setembro Amarelo:
10/09: USF Vila Saúde (Cristo – Distrito Sanitário II) – 9h
19/09: USF São José (Bairro São José – Distrito Sanitário V) – 9h
26/09: USF Nova Conquista (Alto do Mateus – Distrito Sanitário I) – 9h
28/09: USF Nova Esperança (Mangabeira – Distrito Sanitário III) – 9h

Paraíba Online

Gostou? Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar
Pular para a barra de ferramentas