Em Patos: treinamento destaca importância da acolhida dos pacientes no Hospital do Bem

Embora a medicina tenha evoluído e oferecido muitos avanços no tratamento do câncer, o enfrentamento da doença nem sempre é fácil e necessita de alguns cuidados importantes. Um deles diz respeito ao acolhimento do paciente, a partir do momento que recebe o diagnóstico e inicia o tratamento. E foi justamente para melhor preparar a equipe para esse momento de acolhimento e na condução dos procedimentos do dia a dia, que a direção do Hospital do Bem, de Patos, realizou um treinamento multiprofissional, na tarde dessa segunda-feira (10).

Participaram da capacitação, profissionais de vários setores do hospital, desde maqueiros, porteiros, recepcionistas e enfermeiros. A instrutora foi a coordenadora do setor de Enfermagem do Hospital, que é especialista em oncologia e Cuidados Paliativos, Aretuza Delfino.  “Este treinamento foi importante porque, dentro de algumas grades curriculares, não se aborda oncologia. Vimos questões desde o fluxograma do paciente, ou seja, como ele é atendido pelo nosso serviço, passando pela parte de sistematização até chegarmos às especificidades da oncologia, com abordagens sobre a doença, como ela se desenvolve e quais as situações que essas equipes vão se deparar no decorrer das admissões e dos tratamentos”, disse.

O objetivo da capacitação foi repassar uma visão geral sobre o paciente oncológico, de como é o tratamento e suas intercorrências, a fim de que toda a equipe esteja preparada para lidar com as situações corriqueiras e inerentes aos serviços do hospital. “Por exemplo, como proceder quando o paciente chegar para fazer a limpeza do cateter? Todos devem ter noção do que é um cateter e para onde encaminhar esse paciente, mesmo que, diretamente, não vá trabalhar com esse serviço, mas, é importante que toda a equipe multiprofissional entenda desse processo”, destacou a coordenadora.

Aretuza lembrou que o paciente oncológico precisa ser acolhido de forma personalizada, com um olhar mais humanizado e diferenciado. “Nossa equipe multiprofissional, independente de função, precisa estar qualificada para atender, ouvir e acolher o paciente que chega aqui, oferecendo o suporte e informações que ele deve e merece saber sobre seu tratamento”, reforça a coordenadora do setor de Enfermagem do Hospital do Bem. A unidade integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos e começou a funcionar no último dia 5 de setembro.

Gostou? Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

Resenha Politika

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar