CULTURAEDITORIAL

Carybé vai à Portugal com exposição ‘Aquarelas do Descobrimento’

Entre 9 de março e 4 de maio, o Palácio da Independência, em Lisboa, vai receber a exposição “Carybé – Aquarelas do Descobrimento”. São 52 obras do artista plástico brasileiro, sobre a carta de Pero Vaz de Caminha, que conta à Coroa Portuguesa os descobrimentos feitos pela frota de Pedro Álvares Cabral. A exposição se inicia no mesmo dia em que o navegador deixou Lisboa para descobrir o Brasil em 1500. A entrada é gratuita.

As obras retratam a primeira impressão dos portugueses a avistarem as terras da Ilha de Vera Cruz. Esse é o primeiro nome das terras que, mais tarde, se chamariam Brasil por causa da abundância de pau-brasil. A árvore, inclusive, aparece na exposição.

“Carybé foi um exímio desenhista e aquarelista, arte aparentemente simples, mas que exige maestria técnica e não permite correções. Partindo do relato escrito por Caminha, usou sua imaginação e conhecimento, para transformá-lo em imagens, dando-nos a sensação de termos testemunhado os acontecimentos que há mais de cinco séculos deram origem ao Brasil”, afirmou Solange Bernabó, filha de Carybé e curadora da exposição.

Serviço

CARYBÉ – AQUARELAS DO DESCOBRIMENTO EM LISBOA

Palácio da Independência

Endereço: Largo de São Domingos, 11, Rossio (Ao pé do Teatro Nacional Dona Maria II)

De 9 de março até o dia 4 de maio

Horários de funcionamento: De segunda a sexta-feira: das 9h às 19h – Sábado: das 11h às 21h.

Entrada gratuita

A exposição fica em cartaz de 9 de março até o dia 4 de maio.

Notícias ao Minuto

Você pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo WhatsApp: (83) 99384-3824.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar
Pular para a barra de ferramentas