EDITORIALEDUCAÇÃO

Canoas é a primeira cidade gaúcha a inserir Libras em currículo escolar

Canoas é a única cidade do Rio Grande do Sul que possui um currículo específico para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Elaboradas ao longo do ano passado, as competências e habilidades estão descritas no Referencial Curricular de Canoas, documento aprovado no final de 2018 pelo Conselho Municipal de Educação.

O município, inclusive, foi um dos primeiros do Estado a finalizar o documento, que serve de referência para os professores da rede pública. A implementação da nova base curricular ocorre a partir de 2020.

Liderada pela equipe diretiva e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bilíngue Vitória, a construção do conteúdo de Libras é um reconhecimento da instituição de ensino como uma escola sinalizadora.

No local, que atende a uma média de 40 alunos, as disciplinas tradicionais são ensinadas em duas línguas: Libras e Português. As duas disciplinas, inclusive, têm a mesma carga-horária de ensino (são três períodos semanais para cada conteúdo).

Nas Séries Iniciais (de 1ª a 4ª série), o objetivo do currículo é tornar as crianças fluentes em Libras. A intenção é fazê-los atingir um bom nível de comunicação clara – sem abrir mão, em nenhum momento, da prática lúdica dentro das atividades pedagógicas. Ainda na primeira fase de ensino, o referencial traz aspectos da cultura surda como elemento de aprendizado.

Na fase final do Ensino Fundamental, os estudantes aprofundam o conhecimento da Libras. Em um estágio mais avançado e maduro, os professores já realizam atividades de análise linguística, ensinado os alunos a identificar e saber empregar os pronomes, adjetivos e as expressões interrogativas, tanto na sinalização, como na escrita. Os jovens também são provocados a associar as frases aos tempos verbais, assim como empregar os verbos nos trabalhos de sala de aula.

Você pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo WhatsApp: (83) 99384-3824.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar
Pular para a barra de ferramentas