Caça de baleias pode ser autorizada hoje após 32 anos de proibição

A pedido do Japão, a restrição está sendo revista; país hoje captura entre 300 e 400 animais por ano

A Comissão Internacional das Baleias (International Whaling Comission, ou IWC, em inglês) pode decidir nesta quinta-feira (13) se revoga a proibição da caça comercial desses animais, estabelecida em 1986 diante da iminência de extinção de várias espécies por conta da pesca industrial predatória, intensa ao longo do século 20.

O grupo está reunido desde o começo da semana em Florianópolis, em Santa Catarina.

A pedido do Japão, porém, a restrição está sendo revista. O país hoje captura entre 300 e 400 animais por ano – e já chegou a abater cerca de 1.000 em 2005 e em 2006, incluindo animais jovens e fêmeas grávidas. A justificativa é controversa: a captura funciona como um instrumento de investigação populacional e detecção de ameaças aos animais em seu habitat, mas a carne dos animais estudados acaba sendo comercializada.

Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada por 75% dos países que compõem a comissão. A proposta do Brasil, que está entre os países contrários à liberação da caça, é a de criar um santuário na parte sul do Atlântico, com 20 milhões de quilômetros de área protegida, e a partir dele desenvolver pesquisas não letais e programas de interesse turístico ao redor dos animais.

Gostou? Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

Revista Exame

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar